Terapia de aceitação e compromisso
- laura zago
- 18 de mar.
- 1 min de leitura

Terapia de aceitação e compromisso (ACT) é uma abordagem psicológica que visa ajudar as pessoas a passarem pelo sofrimento psicológico e encontrarem formas mais significativas de viverem suas vidas. Na ACT aprendemos a aceitar o que não pode ser controlado, como: pensamentos, sentimentos, memórias indesejáveis ou desejáveis. Toda vez que queremos fugir, evitar e controlar isso, nos deparamos com o sofrimento, por exemplo: quando queremos esquecer uma situação ruim que passamos, podemos até ter algumas estratégias que nos fazem esquecer aquele momento, porém os pensamentos, sentimentos, memórias acabam voltando de alguma forma. Isso não significa ter uma postura passiva, mas sim reconhecer que algumas coisas estão além do nosso controle e que resistir a elas apenas aumenta o sofrimento.
Através da ACT podemos olhar para as situações a partir do momento presente, pois algumas vezes ficamos preso em pensamentos sobre o passado ou preocupações sobre o futuro, fazendo com que experienciamos a vida no piloto automático. Precisamos entender o passado e projetar o futuro, porém só podemos viver o presente, só conseguimos mudar e agir no presente.
A ACT encoraja as pessoas a identificarem seus valores, por exemplo: o que nos move, o que gostamos de fazer, o que nos conecta com outras pessoas, o que é importante para nós nesse momento. Para a partir disso, podermos agir de acordo com eles, mesmo quando enfrentam dificuldades ou desconforto.
A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) faz parte da terceira geração das terapias comportamentais, chamadas terapias contextuais. Essa terapia tem fundamentação teórica na teoria dos quadros relacionais.
Laura da Sila Zago
Psicóloga
CRP 06/178820


